Plataforma Campanhã

Um hub da indústria musical no centro do Porto.

Espaço

A Plataforma Campanhã é um espaço polivalente e o coração da Arda nas suas três áreas de actuação: gravação e pós-produção áudio, desenvolvimento de projectos acústicos e fornecimento de equipamento para estúdio profissional e ensino técnico. Para além de albergar as infraestruturas necessárias à operação da Arda, este projecto alberga também outros agentes do sector da indústria da música e do audiovisual, criando assim sinergias que potenciam os serviços prestados de parte a parte. A Plataforma Campanhã tornou-se assim um espaço dinâmico, aberto a todo o tipo de iniciativas e colaborações na área da música e audiovisual.

A Academia

Tomando partido das instalações da Arda Recording Co. na Plataforma Campanhã, os alunos terão acesso aos 5 estúdios do complexo para a realização das aulas práticas, e a uma sala dedicada à formação teórica. Um dos estúdios será de utilização exclusiva para os alunos da Academia, estando disponível tanto para a execução de trabalhos académicos como para requisição individual. Para apoio às actividades lectivas existe uma zona de refeição e lazer, com acesso directo ao jardim da Plataforma Campanhã.

Estúdios

A génese da Arda são as actividades ligadas à gravação e pós-produção áudio. No seu complexo, operarão vários estúdios de gravação, mistura e masterização áudio, com diversas características e valências, capazes de competir com os melhores do mundo. Estes espaços têm características acústicas e técnicas que permitem realizar todas as etapas de uma produção áudio, desde a captação, mistura e masterização de projectos musicais, gravação de locuções e dobragens, transcrição e restauro de formatos áudio obsoletos e pós-produção de conteúdo audiovisual.

Outros Espaços

Plataforma Campanhã

Apesar de ser a base da infraestrutura do grupo Arda, a Plataforma Campanhã foi criada para receber outros agentes da indústria da música e do audiovisual, potenciando assim a criação de sinergias e colaborações interessantes. Assim sendo, e paralelamente às actividades da Arda, a Plataforma integra ainda os seguintes espaços:

Salas de Produção

Três salas de composição e produção criadas para sediar músicos e produtores locais.

Fonoteca Municipal de Vinil

Espaço da Câmara Municipal do Porto aberto ao público que alberga mais de 35.000 discos de vinil.

Zonas Comuns

Zona open space com um pequeno bar e zona para refeições, assim como um jardim de cerca de 200m2 para lazer ou realização de pequenos eventos ao ar livre.

Escritórios

Dois escritórios que albergam a editora independente Lovers & Lollypops e o realizador André Tentugal, especialista na concepção de video-clips musicais.